O fórum de Clinton; Argentina em pauta…

Na semana

– Representantes do Fundo Monetário Internacional viajam a Maputo, capital de Moçambique, como forma de reconhecimento dos esforços do país para promover reformas e políticas sugeridas. Entretanto, a diretora de gerenciamento do FMI, Christine Lagarde, acredita que é preciso traçar novas políticas para estabilizar a economia e avançar em questões de transparência.

– A Grécia continua com as rodadas de negociações com credores. Há 15 casos de dívidas pendentes, equivalentes a 2,8 bilhões de euros. Além disso, o governo grego tem discutido outros temas com a Comissão Europeia, o Banco Central Europeu, o Mecanismo Europeu de Estabilidade e o Fundo Monetário Internacional.

– Ainda esta semana, o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe viaja a Cuba para poder dar uma resposta apropriada ao programa nuclear e de mísseis da Coreia do Norte. Abe deve aproveitar o encontro para estreitar os laços comerciais com os cubanos.

Segunda-feira 19

– Começa nesta segunda-feira o encontro anual Clinton Global Initiative, promovido pela Fundação Clinton, que tem como objetivo reunir líderes globais para discutir soluções inovadoras para desafios globais em setores como educação e energia. A aproximação dos Clinton com empresários é uma das principais críticas feitas à campanha de sua mulher, Hillary, à Casa Branca.

– O presidente da Argentina, Mauricio Macri, e o ministro das Finanças, Alfonso Prat-Gay, falam na conferência intitulada “Investindo na Nova Argentina”, promovida pelo jornal britânico Financial Times.

Terça-feira 20

– Começa, nesta terça-feira, a assembleia geral da ONU, em Nova York. Líderes globais discutem, principalmente, a crise de refugiados, além de temas como desenvolvimento sustentável e relações comerciais. O presidente Michel Temer faz o discurso inaugural, mantendo a tradição brasileira de abrir o evento, que vai até o próximo dia 26.

– O banco Goldman Sachs sedia a 25ª edição do Communacopia, conferência anual para discutir o setor de mídia e comunicações. Este ano, um dos temas centrais é o cancelamento de assinaturas das redes de televisão a cabo.

Quinta-feira 22

– Os ministros de Comércio da União Europeia, em reunião informal em Bratislava, discutem o Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento e os acordos de livre comércio com o Canadá e com o Mercosul. As negociações com os latinos, lideradas pela Espanha, devem ser concluídas até 2017. Entre 10 e 14 de outubro haverá a primeira rodada de negociações, em Bruxelas.

– O novo ministro de Finanças do México, Jose Antonio Meade, fala ao Senado mexicano sobre as propostas orçamentárias do presidente Enrique Peña Nieto para 2017.

– O presidente do banco central da Itália, Ignazio Visco, sedia a conferência do Fórum Oficial das Instituições Financeiras e Monetárias (OMFIF), em Roma. O foco do evento será a política fiscal europeia, levando em conta aspectos como governança econômica e a necessidade de construir uma união de mercados de capitais.

Sábado 24

– Em Joanesburgo, na África do Sul, começa a Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagens em Perigo de Extinção. Firmada em 1973, nos Estados Unidos, a Cites regula o comércio de mais de 35.000 espécies de plantas e animais.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s