Combates na Caxemira indiana matam 1 soldado e 6 insurgentes

O primeiro dos confrontos começou ontem no distrito de Handwara, durante o qual morreram quatro insurgentes e um soldado indiano

Nova Délhi – Um soldado e seis insurgentes morreram em dois confrontos no norte da Caxemira indiana perto da Linha de Controle (LOC), a fronteira provisória com o Paquistão, país que reivindica esta região, informaram nesta sexta-feira fontes oficiais.

O primeiro dos confrontos começou ontem no distrito de Handwara, durante o qual morreram quatro insurgentes e um soldado indiano, afirmou à Agência Efe o superintendente da polícia do distrito, Ghulam Jeelani Wani.

Segundo Wani, “a operação ainda continua” pelo temor de que haja ainda dois insurgentes escondidos na região fronteiriça com o Paquistão.

O segundo confronto perto da LOC aconteceu no distrito de Baramulla, onde morreram dois insurgentes que se escondiam em uma casa após um tiroteio com as forças de segurança indianas, disse à Efe o superintendente da polícia do distrito, Imtiyaz Hussain Mir.

De acordo com o oficial, a casa foi rodeada ontem à noite após se “receber informação que os insurgentes planejavam um ataque contra as forças de segurança” e, embora tenham lhe oferecido a chance de render-se, estes não aceitaram.

“Então começaram a disparar, o que deu início a um tiroteio que se prolongou até esta manhã, quando morreram os dois insurgentes”, detalhou Mir.

Os enfrentamentos de baixa intensidade entre insurgentes e as forças de segurança indianas são frequentes na Caxemira indiana.

A Índia acusou o Paquistão em várias ocasiões de permitir a entrada na Caxemira indiana de insurgentes armados para fomentar as aspirações separatistas desta região, cujo território é disputado por ambos países.

As duas nações travaram várias guerras por este território, separado por uma fronteira provisória que divide as duas Cachemiras e que é uma das zonas mais militarizadas do mundo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s