Começa na Espanha a segunda campanha eleitoral em seis meses

Durante 15 dias, líderes do conservador Partido Popular, PSOE (socialista), Unidos Podemos (esquerda) e Ciudadanos (liberal) irão mobilizar seu eleitorado

Madri – A campanha para as eleições de 26 de junho na Espanha começa na meia noite desta sexta-feira, a segunda em seis meses, depois que os principais partidos não conseguiram entrar em acordo para formar governo após o pleito de 20 de dezembro do ano passado.

Durante 15 dias, os líderes do conservador Partido Popular, PSOE (socialista), Unidos Podemos (esquerda) e Ciudadanos (liberal) tratarão de mobilizar seu eleitorado para melhorar os resultados dos últimos pleito, embora, segundo as pesquisas, nenhum teria, de novo, maioria suficiente para governar.

Mariano Rajoy (PP), Pedro Sánchez (PSOE), Pablo Iglesias (Unidos Podemos) e Albert Rivera (Ciudadanos) repetem como líderes de lista.

A única novidade com relação a dezembro de 2015 é o acordo entre Podemos e Esquerda Unida, que têm colocam como objetivo superar o PSOE e se transformar na alternativa de esquerda ao PP, o que na Espanha é conhecido com o termo italiano de “sorpasso” (adiantamento).

A partir desta meia-noite, os partidos poderão pedir o voto oficialmente, embora na realidade estão em campanha política desde que fracassou a posse de Pedro Sánchez como presidente do Governo em março, quando só conseguiu o apoio dos Ciudadanos.

Desde então, todos os partidos trataram de justificar sua atuação por não ter conseguido formar governo.

Como é tradicional, todos os líderes abrirão a campanha em Madri para depois percorrer a Espanha explicando suas propostas.

O único debate transmitido pela televisão será realizado no dia 13 e nele participarão Rajoy, Sánchez, Iglesias e Rivera.

No entanto, não haverá o tradicional frente a frente entre os líderes dos dois principais partidos, pela primeira vez desde que na Espanha foi instituído este formato em 1993.

Após 15 dias de campanha, em 25 de junho será o dia de reflexão, prévio às eleições, que serão realizadas em 26 de junho. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s