Começa retirada de tanques e artilharia da frente de Donetsk

"A retirada do armamento é realizada conforme ao plano. Como foi acordado, começamos na zona de Debaltsevo", afirma o comunicado

Kiev – O comando militar ucraniano e a chefia do as milícias pró-russas anunciaram nesta terça-feira o começo da retirada de seus carros de combate e artilharia leve da linha de separação de forças na região de Donetsk, medida prevista nos acordos de Minsk.

“A retirada começou. Neste momento é realizada na zona de Debaltsevo”, afirmou o porta-voz do Estado-Maior general do Exército ucraniano, Leonid Matiujin, em entrevista à televisão local.

O general lembrou que os acordos apontam que as partes em conflito devem afastar a pelo menos 15 quilômetros da primeira linha de frente os carros de combate, as peças de artilharia de calibre inferior a 100 mm e os morteiros de até 120 mm.

“A retirada do armamento é realizada conforme ao plano. Como foi acordado, começamos na zona de Debaltsevo”, afirma o comunicado da autoproclamada república popular de Donetsk.

A retirada dos carros de combate e de artilharia leve é supervisada por uma missão de observadores da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa.

Na vizinha região de Lugansk, a retirada deste tipo de armament terminou na semana passada, segundo o comando ucraniano e os separatistas pró-Rússia.

Em virtude dos acordos, anteriormente já foram afastadas da primeira linha da frente a artilharia pesada e as plataformas de lançamento de foguetes, a 50 e 70 quilômetros, respectivamente.

Apesar do cumprimento do cessar-fogo e dos avanços no processo de regulação, o presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, advertiu que a situação nas regiões orientais do país está “muito longe da paz, já que em qualquer momento pode ocorrer uma escalada do conflito”.

Segundo dados da ONU, mais de 8 mil pessoas, em sua maioria civis, morreram em regiões orientais da Ucrânia desde abril de 1994, quando explodiram as ações armadas.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s