Comissão Europeia adverte Polônia por reformas polêmicas

A Polônia tem duas semanas para apresentar as suas observações e, em seguida, a Comissão poderá "formular uma recomendação" se suas preocupações persistirem

A Comissão Europeia anunciou nesta quarta-feira que adotou uma “opinião sobre o Estado de direito” na Polônia, um documento que é uma advertência ao governo polonês após as polêmicas reformas promovidas por este último.

“Decidimos enviar um parecer sobre o Estado de direito para as autoridades polonesas”, anunciou o vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, lamentando que Varsóvia e Bruxelas “não conseguiram encontrar soluções” às objeções do executivo da UE.

A adoção desta “opinião” é uma nova etapa no procedimento iniciado pela Comissão contra a Varsóvia, e que pode acabar com sanções, tais como a suspensão de voto da Polônia na UE.

“Eu não quero especular sobre os próximos passos, acredito que ainda teremos um processo de diálogo”, estimou Timmermans, que indicou ter tido uma conversa por telefone na terça-feira com a chefe do governo polonês, Beata Szydło.

Entre as reformas do governo polonês, Bruxelas está particularmente preocupada com as condições de nomeação dos juízes do Tribunal Constitucional e sobre a eficácia do controle constitucional das novas leis aprovadas e promulgadas em 2016.

A Comissão declarou que a apresentação deste parecer “constitui uma advertência ao Estado membro e dá a possibilidade de reagir a ela”.

A Polônia tem duas semanas para apresentar as suas observações e, em seguida, a Comissão poderá “formular uma recomendação” se suas preocupações persistirem.

Sem uma resposta satisfatória a esta recomendação pode provocar o “procedimento do artigo 7.º” que permite punir um país que não respeita os valores democráticos europeus.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s