Conselho de Segurança condena Coreia do Norte por míssil

O órgão apoiou a declaração apresentada pelos Estados Unidos, que exige que a Coreia do Norte "abstenha-se de futuras ações, incluindo testes nucleares"

O Conselho de Segurança das Nações Unidas condenou de forma unânime nesta quarta-feira a tentativa infrutífera da Coreia do Norte de lançar um míssil.

O órgão apoiou a declaração apresentada pelos Estados Unidos, que exige que a Coreia do Norte “abstenha-se de futuras ações, incluindo testes nucleares”. O Conselho também pediu à comunidade internacional que aplique sanções contra Pyongyang.

Um texto anterior havia sido vetado por Rússia e China.

Os Estados Unidos haviam anunciado mais cedo novas sanções contra a Coreia do Norte, que apontam para o reforço das restrições que já pesam sobre seu acesso ao sistema financeiro internacional, devido à “ameaça” que o regime comunista representa.

Uma vez implementadas, as medidas tomadas pelo Tesouro dos Estados Unidos pretendem apontar o regime de Pyongyang como responsável de operações de lavagem de dinheiro e limitar ao máximo as possibilidades de realizar transações com empresas financeiras estrangeiras.

“A medida tomada hoje é uma etapa suplementar, que aponta para o corte de vínculos bancários com a Coreia do Norte, e esperamos que todos os governos e autoridades financeiras façam o mesmo”, disse Adam Szubin, sub-secretário do Tesouro encarregado da luta antiterrorista, citado em comunicado.

A Coreia do Norte está submetida a sanções internacionais que foram reforçadas no início de março devido a vários disparos de mísseis e a um quarto teste nuclear em janeiro.

As novas medidas buscam determinar como Pyongyang utiliza as instituições financeiras para “estimular a proliferação e o desenvolvimento de armas de destruição em massa de mísseis balísticos”, afirma comunicado.

“É fundamental tomar todas as medidas necessárias para impedir que o regime (norte-coreano) engane as instituições financeiras do mundo”, acrescentou Szubin.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s