Conselho elege português para suceder Ban Ki-moon na ONU

Conselho de Segurança elegeu o português António Guterres como próximo secretário-geral da ONU, no lugar de Ban Ki-Moon

Nova York – O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas chegou a um acordo para apontar o ex-premiê de Portugal António Guterres como o próximo secretário-geral da ONU.

O embaixador russo para a ONU, Vitaly Churkin, fez o anúncio a repórteres nesta quarta-feira, ladeado pelos embaixadores das outras 14 nações representadas no Conselho de Segurança, após eles realizarem a sexta consulta informal sobre os dez candidatos, a portas fechadas.

Guterres, que atuou como diretor para a questão dos refugiados na ONU até dezembro, liderava em todas as cinco consultas anteriores. Diplomatas disseram que, na sexta consulta, houve 13 votos para Guterres e duas abstenções.

Churkin disse que o Conselho de Segurança se reunirá na manhã da quinta-feira para aprovar formalmente Guterres e recomendar a candidatura dele à Assembleia Geral, que precisa dar a aprovação final ao nome.

Fonte: Associated Press.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s