Coreia do Norte monta plano para criar “mitos” do futebol

Coreia do Norte anunciou planos de investir em jogadores para aumentar a competitividade do país e criar "mitos" do futebol feminino e masculino

Seul – A Coreia do Norte anunciou nesta sexta-feira em seus veículos de imprensa estatais que está preparando um plano de desenvolvimento de jogadores para aumentar a competitividade do país e criar “mitos” do futebol em suas categorias masculina e feminina.

De acordo com o plano, serão criadas provisoriamente equipes de homens e de mulheres com jogadores de grande talento que participarão das competições da Fifa e da Confederação Asiática de Futebol (AFC), assim como nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, afirmou a agência de notícias estatal “KCNA”.

O regime de Kim Jong-un prometeu dedicar “grandes esforços para melhorar as habilidades física e técnica e as qualificações práticas dos jogadores, treinadores e árbitros” do país, expressou a KCNA.

O secretário da associação de futebol norte-coreana, Kim Jong-man, expressou seu desejo que o plano “permita criar um mito após outro do futebol da Coreia”, segundo o comunicado.

A entidade também adiantou que “reforçará ainda mais o intercâmbio e a cooperação” com a Fifa, AFC e associações de futebol de outros países.

Mais especificamente, afirmou que tratará de duplicar nas escolas esportivas juvenis do país o número de provas de seleção para a licença oficial de treinadores da AFC.

A seleção masculina da Coreia do Norte, que ocupa a 98ª posição no Ranking da Fifa, disputou pela última vez a Copa do Mundo em 2010, na África do Sul, quando foi eliminada na primeira fase no grupo que tinha a seleção brasileira.

A equipe não conseguiu a classificação para o Mundial do Brasil, em 2014, e para os Jogos Olímpicos do Rio.

Quanto o futebol feminino, a seleção norte-coreana ocupa a 9ª colocação no Ranking da Fifa e venceu várias competições asiáticas nos últimos anos, embora foi desqualificada do último Mundial, ano passado, no Canadá, por conta de vários casos de doping e não conseguiu a classificação para os Jogos do Rio.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s