Corpos de turistas mortos em ataque no Egito são repatriados

O voo, que fará escala em Amsterdã antes de se dirigir ao México, saiu depois do fim das autópsias dos corpos e dos trâmites para a repatriação

Cairo – Os corpos dos oito mexicanos mortos em um ataque das forças de segurança egípcias no deserto ocidental do Egito, no último dia 13, foram repatriados nesta terça-feira ao México, informou à Agência Efe um responsável do aeroporto internacional do Cairo.

Ahmed Hamza, assistente do diretor-geral do departamento de carga do aeroporto, explicou que os corpos foram levados ao aeroporto ontem e que hoje de manhã foram embarcados em um avião.

O voo, que fará escala em Amsterdã antes de se dirigir ao México, saiu depois do fim das autópsias dos corpos e dos trâmites para a repatriação.

A chanceler mexicana, Claudia Ruiz Massieu, revelou ontem que esperava na próxima quarta-feira a chegada ao México dos restos dos oito turistas.

No ataque, perpetrado por erro pelas forças de segurança egípcias, que confundiram os turistas com terroristas, morreram também quatro egípcios e outros seis mexicanos ficaram feridos.

Os feridos de nacionalidade mexicana deixaram o Egito na quinta-feira no avião presidencial e em companhia da chanceler.

Massieu pediu durante sua visita ao Egito uma investigação “transparente, exaustiva e rápida” do incidente, conforme o direito egípcio, mas também o internacional.

Ontem, a chanceler anunciou que o México enviará uma equipe de advogados da Secretaria de Relações Exteriores ao Egito para acompanhar as investigações do ataque.

Sobre a possibilidade de uma investigação internacional neste caso, indicou em entrevista à rede “Televisa” que esta opção não está descartada, mas que “por enquanto” vão esgotar a via interna.

Além do esclarecimento dos fatos e levar perante a justiça os responsáveis, o México pediu uma reparação integral do dano às vítimas.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s