Croácia deverá esclarer bloqueio em fronteira com Sérvia

As autoridades sérvias alertaram para bloqueio de carros e pessoas, e o Executivo da UE começou a avaliar a situação

Bruxelas – A Comissão Europeia (CE, órgão executivo da UE) alertou nesta sexta-feira sobre a incompatibilidade dos bloqueios de fronteira entre Sérvia e Croácia com o Acordo de Estabilização e Associação com a União Europeia e disse que pedirá urgentemente esclarecimentos às autoridades croatas.

Bruxelas recebeu uma carta das autoridades sérvias alertando da situação e, dada a situação na fronteira entre esse país e a Croácia, o Executivo da UE começou a avaliar se as restrições, em particular na parte croata, são compatíveis com o citado acordo, disse a porta-voz do bloco Maja Kocijancic.

“Nossa primeira avaliação neste ponto mostra sérias questões sobre a compatibilidade com o Acordo de Estabilização e Associação e com a União Aduaneira, e a CE buscará esclarecimentos por parte das autoridades croatas”, explicou em entrevista coletiva.

Kocijancic acrescentou que a principal mensagem da CE é que “se tem que encontrar uma solução” e lembrou que quando a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, falou recentemente deste assunto “pediu um enfoque construtivo que permita resolver este tema” e que possa restabelecer os fluxos comerciais.

Croácia e Sérvia continuaram na quinta-feira com sua política e mensagens de represálias e bloqueios fronteiriços mútuos.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s