Cruz Vermelha ajuda sírios a achar água com celulares

Com cortes de água frequentes, moradores de cidade síria agora têm um mapa interativo em celulares para encontrar água

Londres – Com cortes de água frequentes, moradores da devastada cidade síria de Aleppo agora têm uma nova maneira de encontrar a água que precisam para suas necessidades diárias: um mapa interativo em telefones celulares.

O mapa on-line, criado pela Cruz Vermelha e acessível nos aparelhos com tecnologia 3G, ajuda a localizar a mais próxima das mais de 80 fontes de água espalhadas pela dividida metrópole de 2 milhões de habitantes e os guia através de GPS.

“O mapa é muito simples e funciona em todos os telefones, e agora todos têm acesso a um celular com 3G”, disse o porta-voz do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (ICRC, na sigla em inglês), Pawel Krzysiek, à Thomson Reuters Foundation em entrevista por telefone de Damasco nesta quarta-feira.

“O importante é que não é só um mapa – que muitas pessoas podem não saber ler – é o GPS que está fazendo a diferença, porque as pessoas podem ser guiadas para a fonte de água mais próxima delas”, explicou.

Aleppo era a cidade mais populosa da Síria e um grande centro comercial e industrial antes do início da guerra civil em 2011, mas muitas áreas foram reduzidas a escombros e a cidade ficou dividida entre forças do governo e diversos grupos insurgentes.

A falta de água é uma ocorrência cotidiana, chegando a cerca de duas semanas por mês, e a infraestrutura está à beira do colapso, disse Krzysiek.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s