Curdistão iraquiano prolonga 2 anos do mandato de presidente

Barzani, cujo período à frente da presidência do Curdistão vencia em quatro dias, seguirá em seu cargo com plenos poderes até as próximas eleições

Bagdá – A Assembleia Nacional do Curdistão iraquiana decidiu nesta segunda-feira ampliar por dois anos o mandato do presidente desta região autônoma, Madsoud Barzani, informou o partido União Patriótica do Curdistão (UPK).

Barzani, cujo período à frente da presidência do Curdistão vencia em quatro dias, seguirá em seu cargo com plenos poderes até as próximas eleições, que estão previstas para “dentro de dois anos”, explicou uma fonte do Conselho ao UPK, que não deu mais detalhes.

O mandato de Barzani já foi ampliado outros dois anos pela Assembleia Legislativa em 2013.

Barzani, nascido em 1946, foi designado em 2005 presidente do Curdistão iraquiano pelo parlamento autônomo e em julho de 2009 venceu as primeiras eleições presidenciais realizadas nesta região setentrional após a queda do ditador Saddam Hussein.

O UPK disse que a região do Curdistão está imersa em uma crise sobre a maneira de modificar a lei provincial para escolher o presidente, já que os partidos políticos curdos não conseguiram chegar a um consenso neste sentido.

Os últimos pleitos presidenciais e legislativos no Curdistão iraquiano foram realizados em setembro de 2013.

A atual Constituição iraquiana, aprovada em outubro de 2005, define o Iraque como um Estado federal e reconhece o governo Regional do Curdistão e a Assembleia Nacional do Curdistão.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s