Curdos anunciam administração de 4ª região autônoma na Síria

O anúncio aconteceu ao término de uma reunião do Conselho de Notáveis de Tel Abiad, cujo nome em curdo é "Kuri Sabi"

Beirute – As autoridades curdas declararam nesta quarta-feira que administram de forma autônoma na Síria a zona fronteiriça de Tel Abiad, no norte da província nordeste de Al Raqqa, informou o Partido da União Democrática (PYD, por sua sigla em curdo).

O anúncio aconteceu ao término de uma reunião do Conselho de Notáveis de Tel Abiad, cujo nome em curdo é “Kuri Sabi”, explicou a principal formação política em comunicado.

No encontro, dito conselho deu seu voto de confiança aos dois presidentes escolhidos para dirigir a administração autônoma de Tel Abiad, Mansur Salum e Leila Mustafa.

Também ganharam sinal verde os diretores dos nove comitês que se encarregarão de tramitar diversos âmbitos como agricultura, educação, justiça, assuntos da mulher, municípios e religião, entre outros.

Salum e Mustafa afirmaram que trabalharão com todas suas forças no desenvolvimento de Tel Abiad e para servir a sua comunidade, que, destacaram, está composta por árabes, curdos, turcomanos e armênios.

À reunião também foram uma delegação procedente de Kobani -outro dos enclaves curdos da Síria-, membros do Escritório de Relações e Organização das Unidades de Proteção do Povo (milícias curdas) e representantes dos grupos rebeldes de Al Raqqa e da sociedade civil.

As forças curdas expulsaram em 15 de junho os combatentes do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) de Tel Abiad, que controlavam a cidade.

Tel Abiad fica na fronteira com a Turquia e no norte da província síria de Al Raqqa, o principal bastião do EI na Síria.

Este enclave se soma às outras três regiões autônomas declaradas pelos curdos no norte da Síria em janeiro de 2014: Kobani e Afrín, na província setentrional de Aleppo, e Al Jazeera, em Al Hasaka, no nordeste.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s