Curdos e árabes sírios criam braço político contra o EI

O anúncio foi feito após conferência de dois dias em Al-Malikiya, na Síria, para esboçar um cenário de transição política após quatro anos de guerra

Grupos curdos e árabes sírios opositores anunciaram a criação de um braço político da coalizão militar que luta contra os jihadistas do Estado Islâmico (EI).

O anúncio foi feito ao final de uma conferência de dois dias em Al-Malikiya, nordeste da Síria, para esboçar um cenário de transição política após quatro anos de guerra no país.

“Os participantes concordaram com a criação do Conselho Democrático Sírio (CDS), o braço político das Forças Democráticas Sírias (FDS)”, afirma um comunicado, em referência ao grupo armado formado em outubro por combatentes curdos, rebeldes árabes e cristãos siríacos na região nordeste do país.

A conferência reuniu sobretudo integrantes do Partido da União Democrática Curda (PYD), excluído da reunião de opositores sírios que aconteceu simultaneamente em Riad.

A Coalizão Nacional Síria, principal grupo opositor no exílio, rejeitou a presença do PYD em Riad por não combater o regime de Bashar al-Assad.

“Se o regime é parte do problema, também é parte da solução”, afirmou à AFP Sihanuk Dibo, um dos organizadores curdos da conferência.

O papel de Assad em uma eventual solução negociada do conflito também provoca divergências entre a comunidade internacional. Os países ocidentais exigem a saída imediata, ideia rejeitada por Rússia e Irã.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s