Deputados da oposição abandonam Assembleia na Venezuela

Objetivo é destravar uma disputa de poder entre o governo do presidente Nicolás Maduro e a nova Assembleia Nacional

Caracas – Três parlamentares da oposição venezuelana abriram mão de seus assentos nesta quarta-feira para destravar uma disputa de poder entre o governo do presidente Nicolás Maduro e a nova Assembleia Nacional liderada pela oposição.

No ponto principal de um confronto acirrado entre o governo e o Congresso, a Suprema Corte da Venezuela impediu os três -além de um parlamentar governista- de exercerem seus cargos enquanto se investiga suspeitas de irregularidades de votos.

A oposição havia autorizado mesmo assim que seus três parlamentares barrados tomassem posse, mas os deputados decidiram abrir mão de seus assentos.

“Tomamos a decisão respeitosa de nossa desincorporação do Parlamento”, disse a repórteres Julio Ygarza, um dos deputados eleitos pelo Estado do Amazonas, no sul do país, que pela manhã participou de um protesto em frente à Suprema Corte.

“Não vamos fazer o jogo político do governo… a Assembleia Nacional deve continuar a funcionar”, acrescentou.

Críticos afirmam que a decisão da Suprema Corte foi uma manobra para diminuir os poderes legislativos recém-adquiridos pela oposição. O tribunal, que quase sempre julga a favor do governo, informou que as decisões do Congresso seriam nulas até que a posse dos três deputados fosse revogada.

Apesar da decisão dos parlamentares, a coalizão de oposição Mesa da Unidade Democrática (MUD) ainda detém a maioria dos assentos da Assembleia, mas sem os dois terços que lhe permitiria fazer alterações profundas, como modificar ou promulgar leis orgânicas e nomear membros dos outros Poderes.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s