Deputados jogam gás lacrimogêneo no parlamento de Kosovo

Os deputados opositores lançaram o gás, como fazem regularmente há três meses, antes do início da sessão que debateria o orçamento de 2016

Belgrado – A oposição ultranacionalista albanokosovar recorreu nesta segunda-feira novamente ao gás lacrimogêneo para atrapalhar o andamento das atividades do parlamento, em protesto pela normalização de relações com a Sérvia, de quem a região de separou em 2008.

Os deputados opositores lançaram o gás, como fazem regularmente há três meses, antes do início da sessão que debateria o orçamento de 2016, informou a emissora “RTK”.

A polícia antidistúrbios reforçou sua presença em torno do parlamento, para onde foram acompanhar vários grupos alinhados à oposição, sem que tenham havido, ainda, protestos ou incidentes.

Os deputados ultranacionalistas exigem que sejam retirados os acordos alcançados com a Sérvia sobre o futuro estabelecimento de uma comunidade de municípios povoados por sérvios, o que daria mais competências a essa minoria.

Eles também são contra um acordo de demarcação com Montenegro, por acharem que reduz o território kosovar.

Vários deputados foram detidos nas últimas semanas por lançarem gás lacrimogêneo dentro do parlamento.

Kosovo, país majoritariamente povoado por albaneses étnicos, proclamou em 2008 sua independência da Sérvia, que este país ainda não reconhece.

Kosovo e Sérvia negociam, sob a observação da União Europeia, como melhorar sua relações, o que é essencial para uma futura entrada na UE.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s