Descoberta da neta de avó da Praça de Maio é desmentida

Advogado de uma das fundadoras e ex-presidente do grupo negou que a ativista tenha encontrado a neta que procura há 39 anos

Buenos Aires, 25 dez (EFE).- O advogado de María Isabel Chorobik de Mariani, uma das fundadoras das Avós da Praça de Maio e ex-presidente do grupo, desmentiu nesta sexta-feira que a ativista de direitos humanos tenha encontrado a neta que procura há 39 anos, como foi anunciado um dia antes.

“Podemos constatar a existência de estudos do Banco Nacional de Dados Genéticos (BNDG) nos quais se descarta a existência de um vínculo filial com a jovem que ontem chegou a sua casa ao meio-dia com um relatório de um laboratório particular de Córdoba em suas mãos”, disse Padilla em comunicado.

Segundo Padilla, a jovem foi informada no dia 25 de junho dos resultados negativos do BNDG, mas “não reconheceu a existência dos mesmos” quando foi à casa de “chicha” Mariani.

Para não restar dúvidas, os dados genéticos foram cruzados de novo e “mais uma vez se descartou que a jovem seja Clara Anahí Mariani Teruggi”, a neta procurada desde 1976, quando desapareceu em uma operação militar durante a ditadura argentina (1976-1983).

A jovem foi na quinta-feira na casa de Mariani com uma análise genética positiva emitida por um laboratório particular. Nesse mesmo dia, a ex-presidente das Avós da Praça de Maio divulgou o reencontro com sua neta através da rede social Facebook e inclusive divulgou imagens do reencontro.

Padilla e Mariani darão uma entrevista coletiva neste sábado para dar mais detalhes a respeito.

As Avós da Praça de Maio estimam que cerca de 500 bebês foram roubados durante a ditadura, dos quais 119 viram sua verdadeira identidade restituída.

EFE

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s