Dinamarca debate lei que confisca bens de refugiados

O plano, que possui 30 pontos e será votado dia 26, prevê também limitar a duração das permissões de residência

Copenhague – O parlamento da Dinamarca iniciou nesta quarta-feira o debate sobre um pacote de medidas de sua política de asilo, que inclui um polêmico projeto que autoriza confiscar dinheiro e objetos de valor dos refugiados para custear sua manutenção no paìs.

O plano, que possui 30 pontos e será votado dia 26, prevê também limitar a duração das permissões de residência e aumentar, de um para três anos, o prazo os que receberem asilo temporário possam solicitar reagrupamento familiar.

O governo liberal em minoria pactuou ontem com seus três aliados do bloco de centro-direita e o Partido Social-Democrata, primeira força da oposição, uma reforma do projeto inicial, que exclui dos confiscos os objetos que tiverem valor afetivo, e para assim garantir a aprovação.

A proposta inicial autorizava confiscar objetos ou dinheiro acima de três mil coroas dinamarquesas (cerca de R$ 1740), o que gerou divisão dentro do Partido Liberal e críticas de alguns de seus apoiadores.

O texto definitivo, o terceiro desde que a ideia foi lançada, em novembro, deixa de fora os objetos com valor afetivo especial, como “anéis de casamento ou de compromisso, retratos familiares, distinções honoríficas e semelhantes”.

Os policiais poderão confiscar objetos sem valor pessoal que valham mais que 10 mil coroas, assim como somam em dinheiro que ultrapassarem esse teto.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s