Diplomata norte-coreano foge de embaixada em Londres

Thae Yong-ho, que há 10 anos trabalhava em Londres como embaixador adjunto, era, além disso, responsável por promover a imagem de Coreia do Norte no Reino Unido

Londres – Um diplomata norte-coreano fugiu da embaixada de seu país em Londres junto da mulher e dos filhos em busca de asilo em outro país, informou nesta terça-feira a emissora britânica “BBC”.

Thae Yong-ho, que há dez anos trabalhava na capital inglesa como embaixador adjunto, era, além disso, responsável por promover a imagem de Coreia do Norte no Reino Unido.

Além de Thae e do embaixador, Hyon Hak Bong, outras quatro pessoas trabalham na residência diplomática norte-coreana.

Nem o Ministério das Relações Exteriores britânico nem a embaixada norte-coreana se pronunciaram ainda sobre a possível fuga do diplomata, que deixou sua residência em Ealing, região oeste de Londres, no início deste mês e tem o paradeiro desconhecido.

Esta é a primeira vez que acontece um caso como esse desde que foram retomados os laços diplomáticos entre o regime comunista da Coreia do Norte e o Reino Unido, há 13 anos.

De acordo com a “BBC”, Pyongyang teria solicitado a Thae Yong-ho que preparasse uma série de medidas para fazer frente à opinião generalizada que se tem no Reino Unido sobre as violações de direitos humanos no país asiático.

“É uma deserção importante. Caso venha a se confirmar, seria algo muito vergonhoso para o regime”, afirmou John Nilsson-Wright, diretor do departamento da Ásia no laboratório de ideias londrina Chatham House.

“Londres foi uma prioridade diplomática para Coreia do Norte durante muito tempo e isso fica demonstrado com o elevado número de funcionários que têm na cidade e com os recursos destinados a manter sua presença aqui”, avaliou Nilsson-Wright. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s