Dismaland, a Disney de Banksy, abrigará refugiados em Calais

Instalação polêmica do misterioso artista britânico será desmontada no Reino Unido e levada até um campo de refugiados e imigrantes na França

São Paulo – Depois de abrir as portas e faturar quase 120 milhões de reais, o polêmico parque temático Dismaland, concebido pelo artista britânico Banksy, deixará o condado de Sommerset, no Reino Unido, para virar abrigo aos refugiados e imigrantes na cidade de Calais, na França. “Nenhum ingresso estará à venda”, ironizava o comunicado no site oficial da atração.

A crise mundial de refugiados é tema recorrente em Dismaland. Uma das instalações mais famosas do parque é uma espécie de tanque no qual podem ser vistos barquinhos lotados de bonecos, numa clara referência à situação de milhares de pessoas que tentam diariamente atravessar o Mediterrâneo em busca de uma nova vida na Europa. Veja abaixo:

https://vine.co/v/eDbngwOpX9z/embed/simplehttps://platform.vine.co/static/scripts/embed.js

De acordo com um assessor artista, em entrevista ao canal americano NBC, o parque fechou suas portas na noite de domingo e os trabalhos de remoção das instalações começaram hoje, segunda feira.

Dismaland

Desde a sua abertura no início de agosto, a exposição levou mais de 150 mil pessoas até a cidade de Weston-super-Mare e vendia, em média, quatro mil ingressos por dia pela internet e 500 na bilheteria local.

“O espetáculo foi muito além do que esperávamos e se tornou um fenômeno global de enorme importância para a região, o que mostra como o turismo é fundamental para a nossa economia”, disse o porta-voz do escritório de turismo da região.

Descrito como “bizarro”, Dismaland, disse Bansky, é um experimento artístico. “Construímos uma atração familiar que reconhece as desigualdades e as catástrofes. Eu diria que parques temáticos que ignoram essas questões é que são o mbizarros”, provocou ele em uma entrevista recente

Crise em Calais

A cidade de Calais tem pouco mais de 125 mil habitantes e se tornou um ponto de concentração de refugiados e imigrantes que tentam chegar até o Reino Unido de alguma maneira. Atualmente, um campo que ficou conhecido como “Jungle” (Selva) é lar para mais de 3 mil pessoas, de acordo com estimativas da BBC

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s