Editor de Hong Kong foi levado contra a vontade para a China

O desaparecimento de Lee Bo, que tem passaporte britânico, é uma "grave violação" do acordo assinado com Pequim antes da devolução de Hong Kong à China em 1997

Um editor de Hong Kong que, supostamente, está detido na China, foi “levado para o continente contra a sua vontade”, denunciou o Reino Unido, em uma das declarações mais fortes sobre o caso que abala a ex-colônia britânica.

O desaparecimento de Lee Bo, que tem passaporte britânico, é uma “grave violação” do acordo assinado com Pequim antes da devolução de Hong Kong à China em 1997, declarou Philip Hammond, ministro das Relações Exteriores britânico.

Lee Bo e outros quatro funcionários da editora Mighty Current de Hong Kong, que publica livros críticos ao governo chinês, desapareceram nos últimos meses.

Dos cinco desaparecimentos, o de Lee Bo foi o que mais chocou, porque aconteceu em Hong Kong, onde os serviços de segurança chineses não têm o direito de intervir.

A China confirmou que havia uma investigação criminal envolvendo os quatro colegas de Lee Bo, mas ainda não está claro o que aconteceu com o editor, de 65 anos, cujo paradeiro segue desconhecido.

Lee havia escrito cartas manuscritas a sua esposa, explicando ter viajado voluntariamente para a China para ajudar em uma investigação.

No entanto, deputados e ativistas pró-democracia dizem que ele foi sequestrado em Hong Kong.

“Nós não sabemos todos os fatos, mas de acordo com as informações que dispomos, Lee foi levado contra a sua vontade para o continente”, escreveu Hammond no informe semestral ao parlamento britânico dedicado a Hong Kong.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s