Egito pede extradição de sequestrador do avião da Egyptair

O Ministério Público solicitou a adoção das medidas necessárias para extraditar Mustafa para que ele seja interrogado no Egito

Cairo – O procurador-geral egípcio, Nabil Ahmed Sadeq, pediu nesta quarta-feira às autoridades do Chipre que entreguem Seif Eldin Mustafa, autor do sequestro do avião da companhia Egyptair que foi desviado ao aeroporto de Larnaca, ao Egito.

Segundo o comunicado publicado pela agência oficial “Mena”, o Ministério Público solicitou a adoção das medidas necessárias para extraditar Mustafa para que ele seja interrogado no Egito.

O tribunal de Larnaca ordenou hoje a prisão preventiva durante oito dias do cidadão egípcio, que ontem se entregou à polícia cipriota após libertar todos os passageiros e a tripulação.

A promotoria egípcia sustenta sua solicitação no acordo bilateral de extradição de criminosos, assinado entre os dois países em 1996 e nos tratados internacionais vinculativos, acrescentou a nota.

O avião, um Airbus A320, foi sequestrado pouco após decolar de Alexandria em direção ao Cairo, e Mustafa obrigou o comandante a aterrissar em Larnaca, onde vive sua ex-esposa.

Mustafá afirmava ter um colete com explosivos, que era falso.

Por enquanto não há informações oficiais sobre os motivos do sequestro, mas a polícia cipriota confirmou ontem que Mustafa tinha exigido que uma carta fosse entregue a sua ex-mulher, com quem tem quatro filhos e que não via desde 1994, quando deixou o Chipre.

O ministro cipriota de Relações Exteriores, Ioannis Kassulidis, afirmou ao término do sequestro que não há dúvida que se trata de uma pessoa “psicologicamente instável”. No Egito também negaram se tratar de um ato terrorista.

Os passageiros e a tripulação do avião sequestrado da Egyptair retornaram ontem ao Cairo, a bordo de uma aeronave fretada pelas linhas aéreas egípcias.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s