EI consegue avançar na periferia de cidade iraquiana

Durante a ofensiva, na qual os jihadistas utilizaram carros-bomba, os combatentes do EI conseguiram tomar o controle de uma cidade e de uma importante estrada

Bagdá – O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) lançou nesta quinta-feira uma ampla ofensiva para tentar conquistar das forças do Iraque os territórios localizados a leste da cidade de Tikrit, 180 quilômetros ao norte de Bagdá, informaram à Agência Efe fontes de segurança.

O ataque foi feito de diferentes pontos ao longo dos 20 quilômetros que separam a região do monte Hamrin e das colinas de Tel Kasiba, localizadas a cerca de 30 quilômetros a leste de Tikrit, capital da província de Saladino.

Durante a ofensiva, na qual os jihadistas utilizaram carros-bomba, os combatentes do EI conseguiram tomar o controle da cidade de Tel Kasiba e da importante estrada que liga Tikrit à cidade petrolífera de Kirkuk.

As fontes acrescentaram que o comandante da milícia xiita “Multidão Popular” na cidade próxima de Al Dur, o coronel Muaid al Douri, e o chefe de Polícia do povoado de Alalam, coronel Sayir al Jabouri, e outros seis membros das forças iraquianas, morreram durante os combates.

Além disso, 15 jihadistas pereceram também durante estes enfrentamentos.

Segundo a fonte, o comandante das operações militares na província de Saladino, general Yumaa Inad, escapou de uma tentativa de assassinato com explosivos na cidade de Tel Kasiba, embora outro general e um soldado tenham morrido no ataque.

Em sua primeira reação, as forças iraquianas enviaram mais reforços para a frente de batalha, que saíram da província de Diyala para tentar recuperar as áreas invadidas pelo EI.

O 10 de junho de 2014, o EI ocupou Mossul e amplas áreas do norte do Iraque e, pouco depois, proclamou um califado nos territórios sob seu controle nesse país e na vizinha Síria, onde impôs uma interpretação radical da lei islâmica.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s