EI liberta 37 anciões cristãos assírios, dizem grupos

Estado Islâmico libertou 37 cristãos assírios anciões que estavam entre os cerca de 200 sequestrados pelos militantes em fevereiro no nordeste da Síria

Beirute – O Estado Islâmico libertou 37 cristãos assírios anciões que estavam entre os cerca de 200 sequestrados pelos militantes em fevereiro no nordeste da Síria, disseram dois grupos de defesa dos direitos humanos neste sábado.

Anciões de tribos árabes negociaram a libertação com os jihadistas, disse o Observatório Sírio de Direitos Humanos, sediado na Grã-Bretanha.

A Rede Assíria de Direitos Humanos disse que os cristãos haviam retornado para a cidade de Tel Tamer e que estavam em boa saúde. A entidade publicou uma foto mostrando várias pessoas, incluindo uma mulher que chorava.

Os militantes muçulmanos sunitas radicais libertaram até o momento 88 pessoas do grupo sequestrado originalmente, disseram em um comunicado publicado no Facebook, e as negociações continuam para garantir a liberdade das 124 restantes.

Elas foram capturadas durante batalhas contra a milícia curda síria YPG, quando combatentes do Estado Islâmico avançaram sobre mais de uma dezena de vilarejos habitados pela antiga minoria cristã, perto da cidade de Hasaka, próxima à fronteira com o Iraque. Militantes do Estado Islâmico mataram, no mês passado, três dos assírios capturados, de acordo com dois grupos de monitoramento. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s