EI matou 200 integrantes que pretendiam desertar, diz ONG

A ONG, que cita ex-liderança do EI que deixou o grupo, explicou que o motivo para desertar é a crença que sua luta com esta organização é equivocada

Beirute – O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) assassinou nos últimos três meses mais de 200 de seus integrantes naturais da Chechênia e países centro-asiáticos que pretendiam desertar, revelou nesta quinta-feira o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

A ONG, que cita como fonte uma ex-liderança do EI que deixou o grupo, explicou que o motivo, especialmente no caso de chechenos, turcomenos e de outros combatentes do Cáucaso, é a crença que sua luta com esta organização é equivocada e preferem se unir à Frente al Nusra, braço sírio da Al Qaeda, para combater a Rússia.

Segundo a fonte, esta visão se aguçou com os preparativos russos para apoiar o regime de Bashar al Assad com a campanha de bombardeios iniciada no final de setembro.

Os desertores foram assassinados por outros membros do grupo extremista após fugirem da cidade de Al Raqqa, principal reduto dos jihadistas, na vizinha Al Makirshi, e seus corpos foram jogados em uma fossa em Al Huta, também nas redondezas.

A fonte dissidente informou à ONG que outros 21 integrantes morreram em agosto quando preparavam sua fuga dos arredores da base militar de Kueires, nas proximidades da cidade de Aleppo.

Este aeroporto militar está há meses cercado pelos extremistas e dentro dele, sem conseguir sair, estão forças do regime sírio. Atualmente, o exército, com apoio de aviões russos, realiza uma ofensiva na região para expulsar o EI.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s