EI usa foto de menino sírio afogado como propaganda

Revista oficial do Estado Islâmico publicou artigo alertando que fugir em direção à Europa pode causa morte, como no caos de Aylan Kurdi

São Paulo – O Estado Islâmico está usando a foto do menino sírio Aylan Kurdi em suas propagandas. Kurdi, de apenas três anos, era um refugiado e morreu afogado enquanto atravessava da Turquia à Grécia. A foto rodou e comoveu o mundo recentemente.

Em uma ação inesperada, o EI passou a usar a imagem como exemplo do que pode acontecer com pessoas que tentam fugir da guerra. O material foi publicado na revista oficial do grupo, a Dabiq.

O material sugere às pessoas que ao tentar fugir de áreas controladas pelo grupo em regiões do Iraque ou da Síria, corre-se o risco de terminar morto. De acordo com o noticiário The Atlantic, o conteúdo ainda diz que a fuga resulta em “filhos e netos abandonando o islã pelo cristianismo, ateísmo ou liberalismo”.

O conteúdo foi veiculado em um texto chamado “Os perigos de abandonar Dārul-Islām”. Dārul-Islām são, de maneira geral, as terras sob o comando do Estado Islâmico.

É importante lembrar que a fuga da família de Aylan Kurdi tinha como objetivo fugir dos membros do EI. A família do menino estava indo em direção à Europa partindo da cidade de Kobani, que estava sob comando do Estado Islâmico há alguns meses.

O artigo ainda menciona tragédias e mortes em países como Líbia, Itália e Áustria. O EI afirma que esses problemas deveriam “despertar o coração” daqueles que estão em fuga.

Dabiq

A Dabiq é uma das principais formas de propaganda do Estado Islâmico. A revista reflete o posicionamento político e social do grupo.

Nela, já foram publicadas mensagens de ódio e apoio à ideia da escravidão. O grupo apoiava que família “infiéis” deveria ser escravizadas para benefício dos apoiadores do Estado Islâmico.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s