Eleição no Equador; Le Pen investigada…

O substituto de Flynn

No dia em que completa um mês de mandato, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou o general Herbert Raymond McMaster como o novo assessor de Segurança Nacional. Raymond ocupará a vaga de Michael Flynn, que renunciou ao cargo na semana passada depois de ser acusado de ter discutido as sanções americanas contra a Rússia com um embaixador russo em Washington.

Pence na Europa

Em visita a Bruxelas, o vice-presidente americano, Mike Pence, disse que os Estados Unidos têm um “forte compromisso” de “manter a cooperação” com a União Europeia. Pence encontrou-se com o secretário-geral da Otan, organização militar do Ocidente, Jens Stoltenberg, e com o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk. Tusk pediu que o apoio americano à unidade europeia seja “inequívoco” e disse ainda que as posições “surpreendentes” da administração de Donald Trump tornam difícil para os europeus “fingir que tudo permanece igual”.

May: Trump vem

O governo do Reino Unido disse, nesta segunda-feira, que não vai retirar o convite para que Donald Trump visite o país e se encontre com a rainha Elizabeth II. Um comunicado da administração da premiê britânica, Theresa May, informou que a visita é “a mais importante ferramenta diplomática” para dialogar com Trump. Mais de 1,8 milhão de pessoas assinaram uma petição contra a vinda de Trump ao Reino Unido, e o pedido foi debatido no Parlamento.

Le Pen investigada

A polícia francesa efetuou buscas na sede do comitê de campanha de Marine Le Pen, candidata de extrema direita à Presidência do país. Ela é acusada de ter pagado membros de sua equipe com fundos da União Europeia em 2011 e 2012. Em comunicado, a Frente Nacional, partido de Le Pen, disse que as buscas são uma “operação midiática” para “desestabilizar” as eleições. Também nesta segunda-feira uma pesquisa da agência Opinionway mostra que a ultraconservadora venceria no primeiro turno com 27% dos votos, enquanto o centrista Emmanuel Macron e o conservador François Fillon ficariam empatados com 20%. Mas, numa simulação de segundo turno, ambos venceriam Le Pen: Macron por 58% a 42%, e Fillon por 56% a 44%.

Sem resultado no Equador

Depois de ir às urnas no domingo, os equatorianos só conhecerão o resultado das eleições presidenciais ao longo da semana. Com 90% das urnas apuradas, quem lidera é o candidato do governo, Lenín Moreno, com 39,1% dos votos, ante 28,3% do conservador Guilhermo Lasso. Com esse resultado, o pleito poderá ir para o segundo turno pela primeira vez desde 2006, quando o atual presidente Rafael Correa foi eleito pela primeira vez. A lentidão na apuração dos votos é questionada pela oposição, e Lasso afirma que sua equipe estará “vigilante” para “evitar uma fraude”. A Justiça Eleitoral disse que conseguirá terminar a contagem dos votos em três dias, no máximo.

A batalha das imagens que somem

Dias depois de anunciar seu IPO de 22 bilhões de dólares, a Snap, dona da rede social Snapchat, levou um duro golpe do empresário Mark Zuckerberg: o aplicativo de mensagens WhatsApp, que pertence ao Facebook, anunciou que usuários poderão compartilhar imagens e vídeos que desaparecem — formato popularizado pelo Snap. Em agosto, esse modelo já havia sido implantado em outra rede do Facebook, o Instagram, por meio da ferramenta Stories. Também nesta segunda-feira a Snap anunciou que vai começar a vender na internet os óculos Spectacles, que gravam vídeos de 10 segundos. Lançados em setembro, os óculos estavam sendo vendidos em máquinas que apareciam aleatoriamente pelos Estados Unidos. O produto vai custar 130 dólares.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s