Em Florença, papa pede uma Igreja não obcecada pelo poder

Embora dirigido à Igreja italiana, o extenso discurso foi considerado um manifesto no qual ele desenhou como quer a Igreja no mundo todo

Cidade do Vaticano – O papa Francisco participou nesta terça-feira do Congresso da Conferência Episcopal da Itália e pediu aos participantes uma Igreja humilde e desinteressada.

Embora dirigido à Igreja italiana, o extenso discurso, de aproximadamente 50 minutos, foi considerado um manifesto no qual ele desenhou como quer a Igreja no mundo todo.

“Não temos que ser obsessivos com o poder, embora ele tenha o rosto de um poder útil e funcional à imagem social da Igreja”, destacou o papa na catedral de Santa Maria del Fiore, em Florença.

Francisco falou do “humanismo cristão”, que é o dos “sentimentos de Jesus” e entre eles citou a humildade, o desinteresse e a bem-aventurança.

“Eu gosto de uma Igreja inquieta, cada vez mais próxima dos abandonados, dos esquecidos, dos imperfeitos. Quero uma Igreja alegre com rosto de mãe, que compreende, acompanha, acaricia. Que seja uma Igreja livre e aberta aos desafios do presente, nunca na defensiva por temor de perder algo”, disse.

Francisco falou de algumas das tentações nas quais a Igreja pode cair e citou o pelagianismo (negação do pecado original) “que empurra à Igreja a não ser humilde, desinteressada e feliz”. E a segunda tentação “que é preciso derrotar” é a do “agnosticismo”, que “leva a confiar no raciocínio lógico e claro, que perde a ternura da carne do irmão”, acrescentou.

“Não quero uma Igreja preocupada em ser o centro e que termina fechada em um maço de obsessões e procedimentos”, acrescentou.

Francisco, que começou seu tour de hoje em Prato, cidade toscana com grande presença de estrangeiros, ainda visitará doentes e almoçará com moradores de em um centro da Caritas.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s