Embaixada chinesa no Quirguistão é atingida por carro-bomba

Porta-voz do Ministério do Interior do Quirguistão citou o vice-primeiro-ministro que descreveu a detonação como um "ato terrorista"

Bishkek – Um suposto carro-bomba conduzido por um suicida colidiu contra os portões da embaixada chinesa em Bishkek, capital do Quirguistão, nesta terça-feira, matando o agressor e ferindo pelo menos três outras pessoas, disseram as autoridades.

Um porta-voz do Ministério do Interior do Quirguistão disse que o carro explodiu dentro do complexo e citou o vice-primeiro-ministro, Janysh Razako, que descreveu a detonação como um “ato terrorista”.

A polícia isolou o edifício e a área adjacente, e o serviço estatal de segurança GKNB disse estar investigando o ataque a bomba, ocorrido perto das 10h locais.

A China repudiou a agressão e exortou as autoridades quirguizes a “investigar rapidamente e determinar a situação real por trás do incidente”.

“A China está profundamente chocada com isto e condena fortemente esse ato violento e extremo”, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Hua Chunying, em Pequim.

Três funcionários da embaixada sofreram ferimentos leves e foram levados ao hospital, mas nenhuma organização assumiu a autoria da ação ainda, afirmou Hua.

A agência estatal de notícias chinesa Xinhua relatou que cinco pessoas ficaram feridas: dois seguranças e três cidadãos quirguizes que trabalham na representação.

As autoridades do Quirguistão, uma ex-república soviética majoritariamente muçulmana de 6 milhões de habitantes, detém rotineiramente supostos militantes islâmicos que acusam de ter laços com o Estado Islâmico, grupo que realiza muitos recrutamentos na Ásia Central.

Há quem acredite ainda que um grupo militante anti-China composto de membros da etnia uigur –um povo de maioria muçulmana que vive em maior parte na região chinesa de Xinjiang– também esteja ativo na Ásia Central, embora especialistas de segurança o tenham questionado.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s