Emissões de carbono caem no G20, mas crescem no Brasil

De acordo com o estudo, 15 membros do G20 testemunharam um grande crescimento na energia renovável em anos recentes

Oslo – As emissões de gases causadores do efeito estufa estão diminuindo em 11 das 20 maiores economias do mundo, em uma guinada no enfrentamento às mudanças climáticas, mostrou um estudo nesta terça-feira.

O Brasil, no entanto, está no grupo de países do G20 com aumento de emissões, segundo relatório elaborado por uma nova organização de cientistas e outros especialistas chamada Climate Transparency.

De acordo com o estudo, 15 membros do G20 testemunharam um grande crescimento na energia renovável em anos recentes.

“A ação climática do G20 deu uma guinada, com emissões per capita caindo em 11 membros, e energia renovável crescendo com força”, declarou o grupo em um comunicado.

O G20 representa cerca de três quartos dos gases de efeito estufa em todo o mundo.

O documento disse que os membros do G20 “precisam urgentemente descarbonizar suas economias” para cumprir a meta da Organização das Nações Unidas (ONU) de limitar a 2 graus Celsius o aumento médio das temperaturas acima dos níveis pré-industriais para conter as ondas de calor, as enchentes e o aumento do nível dos mares.

Líderes do G20, liderados por Estados Unidos e China, irão se reunir na Turquia em 15 e 16 de novembro, e a França irá sediar a cúpula climática da ONU com 200 nações entre 30 de novembro e 11 de dezembro para que se obtenha um plano para limitar a mudança climática a partir de 2030.

O relatório afirma que a tendência das emissões de carbono per capita ao longo de cinco anos transcorridos até 2012 foi de queda em Austrália, EUA, Canadá, Japão, Alemanha, Grã-Bretanha, União Europeia, África do Sul, Itália, França e México.

As emissões per capita ainda estão aumentando nas nações mais populosas do G20, China e Índia, e também crescem em Arábia Saudita, Coreia do Sul, Rússia, Argentina, Turquia, Brasil e Indonésia.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s