Empresário acusado de financiar fuga de “El Chapo” é preso

Trillo foi capturado no dia 19 de agosto em San Pedro Cholula, no estado de Puebla, no centro do país, portando uma arma de fogo

Cidade do México – O empresário Manuel Trillo, acusado de financiar a fuga do traficante Joaquín “El Chapo” Guzmán, foi enviado para uma penitenciária de segurança máxima no México, informou nesta segunda-feira a Procuradoria-Geral da República (PGR) do país.

A instituição reportou em comunicado que cumpriu hoje uma ordem de captura emitida pela Justiça mexicana contra Trillo por sua suposta responsabilidade no crime de operações com recursos de procedência ilícita.

Trillo foi capturado no dia 19 de agosto em San Pedro Cholula, no estado de Puebla, no centro do país, portando uma arma de fogo.

Três dias depois, o empresário foi colocado em prisão preventiva para ser investigado pela fuga do líder do Cartel de Sinaloa de uma penitenciária de segurança máxima, que aconteceu em julho.

De acordo com as investigações, Trillo é o operador financeiro do Cartel de Sinaloa e “se presume que foi ele quem financiou a fuga” de Guzmán através de um túnel de 1,5 quilômetros.

Além disso, o empresário é acusado de adquirir bens móveis com os recursos da organização criminosa no período entre 2012 e 2015, utilizando identidades falsas e empresas de fachada.

Até agora, as autoridades mexicanas detiveram mais de 30 pessoas suspeitas de terem colaborado para a segunda fuga de Guzmán de uma prisão de segurança máxima, depois da realizada pelo traficante em 2001.

Em outubro, a procuradora-geral do México, Arely Gómez, anunciou a detenção dos membros do grupo “que planejaram, organizaram e materializaram a escapada” do narcotraficante e acrescentou que 34 pessoas tinham sido indiciadas pela fuga, entre funcionários da penitenciária e membros da organização criminosa.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s