Enviado da ONU alerta para desfecho catastrófico em Aleppo

“A alternativa é verdadeiramente catastrófica, porque poderemos assistir à fuga de 400 mil pessoas em direção à fronteira com a Turquia”

O enviado da Organização das Nações Unidas para a Síria apelou hoje (4) para o fim dos combates em Aleppo, a segunda maior cidade do país, e alertou para um desfecho “catastrófico” caso não sejam interrompidos os confrontos.

“A alternativa é verdadeiramente catastrófica, porque poderemos assistir à fuga de 400 mil pessoas em direção à fronteira com a Turquia”, disse Staffan de Mistura após conversas em Berlim com os ministros dos Negócios Estrangeiros da França e da Alemanha.

A reunião em Berlim, que também contou com a presença do principal líder da oposição, Riad Hijab, ocorre em uma semana de intensa atividade diplomática e quando os negociadores tentam preservar uma trégua à beira do colapso.

Staffan de Mistura ressaltou que o recomeço das conversações de paz permanece dependente do cessar-fogo. “Agora, o teste é Aleppo”, disse.

O ministro alemão dos Negócios Estrangeiros, Frank-Walter Steinmeier, e seu homólogo francês, Jean-Marc Ayrault, também emitiram alertas no mesmo sentido. “Se não for garantido um cessar-fogo nas próximas horas em Aleppo, tudo pode entrar em colapso”, disse Ayrault.

“Todas as esperanças que colocamos no processo de paz desapareceram, mesmo que seja uma necessidade para os sírios e todos os refugiados que pretendem voltar a viver em seu país”, acrescentou.

A guerra na Síria fez já matou mais de 270 mil pessoas desde 2011, de acordo com a organização não-governamental Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s