Espanha confirma segundo caso de má-formação por zika

Trata-se uma mulher residente em um país latino-americano que viajou à Espanha, onde apresentou sintomas da doença no primeiro trimestre da gravidez

Madri – O Ministério espanhol de Saúde confirmou nesta segunda-feira a existência de um segundo caso de má-formação cerebral no feto de uma grávida infectada na América Latina pelo vírus da zika.

Trata-se uma mulher residente em um país latino-americano que viajou à Espanha, onde apresentou sintomas da doença enquanto estava no primeiro trimestre da gravidez.

No segundo trimestre foram detectaras más-formações cerebrais no feto, e depois a mulher, de quem não foram dados detalhes, “solicitou a interrupção voluntária da gestação”.

O primeiro caso foi divulgado em 5 de maio na região da Catalunha (nordeste), com uma mulher que teria sido infectada em uma viagem à América Latina, e que teve más-formações cerebrais importantes detectadas no feto no segundo trimestre de gravidez.

Neste caso da Catalunha, a mulher decidiu seguir com a gestação.

No Relatório sobre a Avaliação rápida do risco de transmissão de doença pelo vírus zika na Espanha publicada pelo Ministério da Saúde, em 30 maio tinham sido notificado 140 casos importados de infecção (132 confirmados e 8 prováveis) e dos quais 21 eram em grávidas.

Segundo este documento, os fetos de duas destas grávidas apresentaram “anomalias congênitas relacionadas com uma causa infecciosa”. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s