Espanha lembra que Gibraltar também pertence ao Reino Unido

Eguidazu explicou que as forças de segurança espanholas estão realizando atividades rotineiras de perseguição de delitos em águas espanholas

Madri – O Ministério espanhol de Relações Exteriores e de Cooperação insistiu nesta sexta-feira que não houve “nenhum incidente e menos ainda uma incursão ilegal” no último dia 9 em Gibraltar porque, reiterou ao Reino Unido, essas águas são espanholas.

O secretário de Estado espanhol para a UE, Fernando Eguidazu, respondeu assim em carta ao ministro britânico para a Europa, David Lidington, que no dia 11 lhe enviou uma carta na qual mostrava a “indignação do Reino Unido pelas incursões ilegais” e reivindicava a soberania sobre as águas que rodeiam o Penhasco.

Nessa carta, à qual teve acesso a Agência Efe, Eguidazu reitera a disposição da Espanha em iniciar “o mais rápido possível” as reuniões dos grupos de trabalho “ad hoc” para debater os assuntos de cooperação regional no Campo de Gibraltar, uma proposta britânica que “não foi ainda concretizada por Londres”.

No último dia 9, o governo britânico acusou a Espanha de “violar a soberania do Reino Unido” pelas “repetidas incursões” de embarcações das forças de segurança espanholas em águas pertencentes a Gibraltar.

O Ministério espanhol de Relações Exteriores disse nesse mesmo dia que “para a Espanha essas águas são espanholas” e acrescentava que os navios espanhóis realizam “tarefas de controle rotineiras contra distintas atividades ilegais, como o contrabando de tabaco ou a pesca ilegal”.

Em sua carta de hoje a Lidington, Eguidazu disse que a “Espanha não reconhece ao Reino Unido outros direitos e situações relativos aos espaços marítimos de Gibraltar que não estejam compreendidos no artigo X do Tratado de Utrecht de 1713”, afirma o secretário de Estado para a UE.

Eguidazu explicou que as forças de segurança espanholas estão realizando atividades rotineiras de perseguição de delitos em águas espanholas, em cumprimento da Lei.

O secretário de Estado espanhol também reiterou a plena disposição da Espanha para explorar fórmulas para melhorar a cooperação com o Reino Unido em matéria de luta contra a delinquência organizada.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s