Estado de Nebraska fará referendo sobre fim da pena de morte

Grupo apresentou hoje 166.692 assinaturas, muito acima das 57 mil necessárias para levar a iniciativa à decisão popular nas urnas

Austin – O estado de Nebraska, nos Estados Unidos, submeterá a recente abolição da pena de morte, aprovada pelo legislativo estadual, a um referendo em 2016, depois de um grupo a favor da pena capital anunciar nesta quinta-feira que recolheu as assinaturas necessárias para realizar a votação.

O grupo, Nebraska com a Pena de Morte, apresentou hoje 166.692 assinaturas, muito acima das 57 mil necessárias para levar a iniciativa à decisão popular nas urnas.

Além disso, ao superar também as 114 mil assinaturas, o que representa 10% do eleitorado, a proibição da pena capital que deveria entrar em vigor no próximo domingo fica bloqueada até o referendo.

O referendo transformará o Nebraska em um campo de batalha nacional entre partidários e opositores à pena de morte, que hoje é mais questionada do que nunca no país.

Com os níveis de aprovação mais baixos em décadas, as execuções estão praticamente paralisadas por processos e a maioria dos estados se veem incapazes de conseguir os medicamentos necessários para as injeções letais.

O Nebraska se tornou este maio o 19º estado, dos 50, a abolir a pena de morte nos Estados Unidos, e no primeiro considerado conservador a dar esse passo desde que Dakota do Norte aboliu a pena capital em 1973.

A abolição superou um veto imposto pelo governador de Nebraska, Pete Ricketts, contrário à abolição e que financiou a campanha de coleta de assinaturas.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s