Estado indiano pede ajuda após inundações que mataram 169

Até o momento, o governo de Tamil Nadu destinou cinco bilhões de rúpias para lidar com os danos causados pelas inundações

Nova Délhi – A autoridades do estado de Tamil Nadu, no sul da Índia, solicitaram nesta segunda-feira ao governo central 20 bilhões de rúpias (cerca de R$ 1,13 bilhão) para enfrentar os danos causados pelas inundações que afetam a região, que já deixaramcausaram 169 mortos e 400 mil desalojados.

A chefe do governo de Tamil Nadu, J Jayalalithaa, enviou uma carta ao primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, pedindo ajuda “de maneira imediata para manter com a mesma intensidade que até agora as operações de assistência e restauração”.

Até o momento, o governo de Tamil Nadu destinou cinco bilhões de rúpias para lidar com os danos causados pelas inundações.

Jayalalithaa ressaltou na nota que “as fortes e constantes chuvas causaram um rastro de prejuízo e destruição”, com 169 mortos e 400 mil desalojados, que foram transferidos a abrigos, onde receberam comida e acolhimento.

Os distritos mais afetados foram Cuddalore, Kancheepuram, Tiruvallur e Chennai, onde fica a capital regional homônima, e que sofreu com “as segundas maiores chuvas em um mês dos últimos 100 anos”, segundo o documento da governadora.

Em resposta, o governo central de Modi anunciou a aprovação imediata de uma ajuda de 9.39 bilhões de rúpias para lidar com os danos de Tamil Nadu, metade do valor pedido.

De acordo com o departamento indiano de Gestão de Desastres, pelo menos 64 mil casas no sul do país sofreram algum tipo de dano e 11 mil ficaram completamente destruídas.

Para hoje a previsão é de chuvas “fortes ou muito fortes” em algumas partes de Tamil Nadu.

A intensa chuva se deve a uma frente de baixas pressões originada no Golfo de Bengala, fenômeno comum nesta época do ano, que afetou também outras regiões da Índia e o Sri Lanka.

Tamil Nadu recebe 48% de sua precipitação anual entre outubro e dezembro, a época da monção do nordeste.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s