EUA afirmam que podem sancionar China

O governo americano disse que se reservam a opção de sancionar à China por espionagem cibernética

Washington – Os Estados Unidos afirmaram nesta terça-feira que se reservam a opção de sancionar à China por sua espionagem cibernética, mas que não imporão nenhuma restrição a esse país antes da visita do presidente Xi Jinping nesta semana à Casa Branca.

O presidente americano, Barack Obama, antecipou na semana passada que seu governo estava preparando uma série de medidas para pressionar à China para que responda pela espionagem e o roubo de segredos comerciais.

O assessor adjunto para segurança nacional de Obama, Ben Rhodes, declarou hoje que as sanções “seguem sendo uma ferramenta da política externa americana” e a Casa Branca estará “preparada para impô-las” se acreditar que há algum caso que mereça “esse tipo de ação punitiva”.

No entanto, ressaltou que não se imporá nenhum tipo de sanção à China antes da visita de Xi, que chegou hoje a Seattle e na quinta-feira, quando viajar a Washington, terá uma reunião no Salão Oval com Obama.

As diferenças em relação à espionagem cibernética serão uma parte importante da agenda entre as duas maiores economias do mundo durante a reunião, segundo Rhodes, que destacou que não espera-se que haja “um acordo formal em particular” sobre a matéria.

“A área onde mais queremos chegar a um maior entendimento com os chineses é na proteção da propriedade intelectual e na capacidade dos negócios para operar sem preocupações de roubos no ciberespaço”, indicou Rhodes em entrevista coletiva telefônica. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s