EUA atacam pela 1ª vez caminhões do EI com petróleo

De acordo com o jornal "The New York Times", 116 caminhões foram destruídos nos ataques, que ocorreram perto de Deir ez Zor

Washington – Aviões americanos atacaram nesta segunda-feira pela primeira vez mais de 100 caminhões que o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) usava para transportar o petróleo obtido nas regiões ocupadas na Síria.

De acordo com o jornal “The New York Times”, que cita fontes oficiais, 116 caminhões foram destruídos nos ataques, que ocorreram perto de Deir ez Zor, em uma região síria controlada pelo EI, junto à fronteira com o Iraque.

O ataque pretendia, segundo a publicação, acabar com uma das principais fontes de financiamento do grupo radical islâmico, segundo as fontes.

A operação foi realizada por quatro caças A-10 e dois tipo AC-130 que os EUA mantém em uma base na Turquia. Esses ataques ocorrem 48 depois dos atentados terroristas que integrantes do EI perpetraram em Paris na sexta-feira, nos quais morreram ao menos 129 pessoas.

Segundo o jornal nova-iorquino, a operação faz parte de um plano que tem como objetivo destruir os recursos utilizados pelo EI para ampliar seu potencial militar, assim como a venda e o tráfico de petróleo.

As autoridades americanas acreditam que o EI pode obter mais de US$ 40 milhões mensais graças à produção e exportação de petróleo nas áreas que controla na Síria e no Iraque, onde os jihadistas proclamaram um “califado”.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s