EUA confirmam que furacão Patricia não tocará solo no país

O Centro Nacional de Furacões dos EUA que "não há possibilidade" de que o furacão Patricia toque solo no país

Miami – O Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos informou nesta sexta-feira que “não há possibilidade” de que o furacão Patricia toque solo no país e previu que ele perderá força enquanto estiver sobre o México.

“Não, não há possibilidade de que toque solo americano. Assim que chegar a terra esta noite no México, vai se dispersar rapidamente”, declarou à Efe o porta-voz do NHC, Dennis Feltgen.

O meteorologista estimou que Patricia, um furacão de categoria 5 na escala Saffir-Simpson, perderá “suas características tropicais em um algum momento deste sábado”, quando ainda estiver em terras mexicanas.

O fenômeno, que chegará hoje à costa do estado de Jalisco, no oeste do México, “é o furacão mas poderoso do qual se tem registro no hemisfério ocidental”, segundo o porta-voz do NHC.

Nos Estados Unidos, Feltgen afirmou que os efeitos colaterais do furacão serão sentidos no estado do Texas, onde na segunda-feira são esperadas chuvas intensas. Em áreas como a da cidade de Austin, que receberá no domingo um grande prêmio de Fórmula 1, foi ativado o Centro de Operações de Emergência.

“Há uma forte e séria ameaça de chuvas no Texas”, disse o meteorologista, que acrescentou que as chuvas a princípio devem ocorrer apenas nesse estado do sul do país.

O governo dos Estados Unidos, que já tinha informado hoje que o furacão Patricia não tocaria terra no país, ofereceu assistência ao México para lidar com os efeitos de uma tempestade que “promete ser épica em tamanho e intensidade”.

“Nossos pensamentos estão com o povo mexicano enquanto se prepara para a chegada do furacão Patricia. Os especialistas em desastres da Usaid (agência americana para desenvolvimento) estão no local e preparados para ajudar”, disse o presidente Barack Obama no Twitter.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s