EUA denunciam atentados às liberdades na China

Ao mesmo tempo, o chefe de Estado americano expressou sua "profunda preocupação" com as tensões no Mar da China Meridional

O presidente americano, Barack Obama, denunciou nesta sexta-feira com palavras diretas a situação “problemática” dos direitos humanos na China, durante uma coletiva de imprensa com o colega chinês, Xi Jinping.

“Expresso de maneira muito franca nossa convicção profunda de que impedir jornalistas, advogados, ONGs e a sociedade civil de trabalhar livremente (…) é problemático”, declarou Obama.

Ao mesmo tempo, o chefe de Estado americano expressou sua “profunda preocupação” com as tensões no Mar da China Meridional, enquanto Xi Jinping reafirmou o direito de seu país de defender “a soberania territorial” nesta área.

“Ilhas do Mar da China Meridional são territórios chineses há tempos imemoriáveis. Temos o direito de manter nossa soberania territorial”, declarou.

Na mesma coletiva de imprensa, o presidente Obama anunciou que as duas potências chegaram a um acordo para lutar contra a pirataria informática, uma das questões mais sensíveis entre Washington e Pequim.

“Eu relatei novamente nossas preocupações sobre o aumento das ameaças em matéria de cyber segurança contra empresas e cidadãos americanos”, afirmou Obama, anunciando que os dois países encontraram “um entendimento para avançar” neste problema.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s