EUA e Índia fortalecerão cooperação marítima frente à China

As duas potências "reafirmaram a importância de salvaguardar a segurança marítima e garantir a liberdade de navegação e de voo na região"

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Ashton Carter, e seu colega indiano acertaram nesta terça-feira fortalecer sua cooperação em termos de segurança marítima em função da preocupação de Washington quanto às ambições territoriais da China.

Carter se encontra em Nova Délhi para promover a relação estratégica que Washington considera essencial para fazer frente aos meios militares mobilizados por Pequim no Mar da China Meridional, uma importante via comercial do sudeste asiático.

As duas potências “reafirmaram a importância de salvaguardar a segurança marítima e garantir a liberdade de navegação e de voo na região, incluindo o Mar da China Meridional”, indica o comunicado.

Pequim reclama a quase totalidade da soberania sobre o Mar da China Meridional, o que lhe valeu disputas territoriais com Taiwan, Vietnã, Malásia, Filipinas e Brunei.

Durante sua visita de três dias, Carter se reunirá com o primeiro-ministro Narendra Modi, que no passado criticou a “mentalidade expansionista” da China.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s