EUA pedem desculpas por acusações de espionagem do Japão

Obama teve conversa telefônica com o primeiro-ministro Shinzo Abe e os dois governantes concordaram em trabalhar de maneira conjuntamente em temas econômicos

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, apresentou um pedido de desculpas ao Japão depois que o site WikiLeaks informou que Washington espionou políticos do país, informou um porta-voz do governo nipônico.

Obama teve uma conversa telefônica com o primeiro-ministro Shinzo Abe, nesta quarta-feira, segundo o porta-voz Yoshihide Suga.

De acordo com Suga, os dois governantes concordaram em trabalhar de maneira conjuntamente em temas econômicos.

“O presidente Obama disse que sentia muito, já que este caso provocou um grande debate no Japão”, afirmou o porta-voz à imprensa, mas sem confirmar as acusações de espionagem.

Ele reiterou que o primeiro-ministro afirmou estar seriamente preocupado pelo caso.

No mês passado, WikiLeaks informou que a Agência Nacional de Segurança (NSA) americana espionou o Japão, uma acusação que foi divulgada depois que o site também denunciou escutas similares contra países como Alemanha e França.

O Japão é um dos sócios mais importantes de Washington na região Ásia-Pacífico e os dois países cooperam regularmente nas áreas de Defesa, Economia e Comércio.

A reação de Tóquio foi considerada como moderada em comparação aos protestos de países como Alemanha e França.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s