EUA saúdam dia histórico e Cuba se dispõe a discutir os DH

Kerry também descartou que o próximo presidente dos Estados Unidos vá reverter o processo de normalização das relações com Cuba

O chefe da diplomacia americana, John Kerry, declarou nesta sexta-feira em Havana que Cuba e Estados Unidos vivem um dia histórico.

“Este é um momento histórico. Hoje é um dia histórico”, ressaltou Kerry em uma coletiva de imprensa conjunta com o chanceler cubano, Bruno Rodríguez, após a cerimônia de hasteamento da bandeira na embaixada americana em Havana depois de 54 anos.

Kerry também descartou que o próximo presidente dos Estados Unidos vá reverter o processo de normalização das relações com Cuba.

“Não posso imaginar um presidente (…) jogando tudo pela janela. Eu não vejo isso”, afirmou Kerry ao ser consultado a respeito.

Já o chanceler cubano, Bruno Rodríguez, falou para seu colega americano que o levantamento do embargo econômico sobre a ilha é essencial para a normalização dos laços entre os dois países.

“Reiterei ao secretário de Estado que o levantamento total do bloqueio é essencial para poder ter relações normais com os Estados Unidos, assim como a devolução do território que é usurpado de nosso país na base naval da Baía de Guantánamo”, disse o chanceler cubano.

Rodríguez disse ainda que Cuba está disposta a abordar com os Estados Unidos temas difíceis, entre eles os direitos humanos.

“Temos concepções diferentes quanto à soberania, democracia e direitos humanos. Tendo aberto um diálogo bilateral em matéria de direitos humanos (…), estamos dispostos a conversar sobre qualquer um destes temas, aceitando que em alguns deles será difícil entrar em acordo”, declarou Rodríguez.

Cinquenta e quatro anos depois de ter sido retirada, a bandeira americana voltou a ondular na embaixada dos Estados Unidos em Cuba, depois de ser hasteada nesta sexta-feira na presença de Kerry, que chamou o momento de “memorável”.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s