EUA transferirão 10 presos de Guantánamo nesta quinta-feira

Os Estados Unidos transferirão dez detentos do presídio da base naval de Guantánamo, em Cuba, segundo fontes de Defesa

Washington – Os Estados Unidos transferirão nesta quinta-feira, de uma só vez, dez detentos do presídio da base naval de Guantánamo, em Cuba, segundo informaram nesta terça-feira fontes de Defesa à emissora “Fox News”.

Este será o maior grupo de presos transferidos desde que o secretário de Defesa, Ash Carter, informou ao Congresso em dezembro do ano passado que o número de reclusos ficaria abaixo de 100 no início deste ano.

A maioria dos transferidos será enviada a países no Oriente Médio, segundo a “Fox News”.

Na atualidade, 103 detidos permanecem no presídio, razão pela qual o número, após essa transferência, ficaria em 93.

Apenas neste mês de janeiro, o Departamento de Defesa dos EUA transferiu quatro detentos com o sinal verde para serem libertados, enquanto o governo do presidente Barack Obama disse que o número total de saídas para este mês será de 17.

Do total de reclusos do presídio, criado em 2002 pelo então presidente George W. Bush, 45 receberam o sinal verde para serem extraditados; 39 esperam que sua situação seja revisada; uma dezena é considerada perigosa demais para ser liberada, mas não há suficientes provas para condenar-lhes, e outros dez estão acusados e à espera de julgamento.

Para os 20 presos que previsivelmente não poderão ser libertados, o Departamento de Defesa examina a possibilidade de transferi-los a centros de reclusão em território americano.

Para isso, Obama deve apresentar um plano ao Congresso no qual detalhe os passos para cumprir sua promessa de finalmente fechar a prisão da base americana em Guantánamo após 14 anos de funcionamento. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s