Ex-presidente romeno é acusado de crimes contra a humanidade

A promotoria acusa Iliescu de ter convocado milhares de mineiros a Bucareste para acabar com um protesto em meados de 1990

O ex-presidente romeno Ion Iliescu foi acusado de crimes contra a humanidade, como parte da investigação sobre a violenta atuação de mineiros para acabar com protestos em 1990, anunciou nesta quarta-feira o Ministério Público.

“Iliescu foi informado sobre a abertura de um processo judicial contra ele”, afirmou à AFP um porta-voz do MP.

O ex-presidente, de 85 anos, que passou uma hora na sede do Ministério Público, se negou a responder as perguntas dos jornalistas ao deixar o prédio.

A promotoria acusa Iliescu de ter convocado milhares de mineiros a Bucareste para acabar com um protesto que bloqueou o centro da capital da Romênia durante semanas, em meados de 1990, seis meses depois da queda do regime comunista.

“A repressão violenta da manifestação organizada na praça da universidade deixou quatro mortos e quase mil feridos, três deles a tiros”, segundo a promotoria.

Os promotores decidiram reabrir o caso em março, depois que o Tribunal Europeu de Direitos Humanos (TEDH) condenou em setembro de 2014 Bucareste por uma investigação “deficiente e com lacunas”, marcada por “longos períodos de inatividade”.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s