Exército polonês isola terreno onde pode estar trem nazista

O coronel que comanda a operação explicou que o isolamento da área serve para impedir o acesso de curiosos diante da possibilidade de haver armamento

Varsóvia – Soldados do exército da Polônia isolaram nesta segunda-feira o terreno em qual poderia estar oculto o “trem do ouro” nazista, perdido na Segunda Guerra Mundial e começaram uma exaustiva busca com emprego de detectores de minas, georradares e sistemas de detecção química.

O coronel Artur Talik, que comanda a operação, explicou à rede de televisão “TVP” que os trabalhos durarão pelo menos seis dias, e justificou o isolamento da área para impedir o acesso de curiosos diante da possibilidade de haver possíveis partes radioativas, químicas ou de armamento não detonado.

Esta não é a primeira vez que o exército participa dos esforços para encontrar o “trem do ouro” nazista, supostamente perdido na comarca de Walbrzych, na Silésia polonesa, em 1945; semanas atrás várias unidades militares já colaboraram com as autoridades locais na busca.

Durante décadas circularam rumores na região sobre um trem nazista blindado e carregado de armas, mas também possivelmente de joias, ouro, obras de arte e documentos de arquivo, que teria desaparecido na rota ferroviária entre Breslavia e Walbryzch.

A região era então território alemão e depois da Segunda Guerra Mundial passou à Polônia.

No final de agosto dois caça-tesouros, um polonês e outro alemão, afirmaram ter descoberto a localização do misterioso trem graças a um mapa desenhado em seu leito de morte por um dos soldados alemães que participaram da ocultação do comboio ferroviário.

Os caça-tesouros contataram então um advogado desta região polonesa para reivindicar 10% da fortuna, como diz a lei polonesa, e informar o governo provincial e a imprensa da descoberta.

A partir desse momento, a cidade de Walbryzch se transformou em um centro de atenção para a imprensa mundial, e centenas de fãs de história, caçadores de tesouros e simples turistas se aproximaram da cidade polonesa em busca do “trem do ouro” nazista.

Até o momento as autoridades polonesas não foram capazes de encontrar o misterioso trem e especula-se que poderia estar escondido em túneis subterrâneos, dezenas de metros debaixo da terra.

De fato, a lenda local sustenta que este trem desapareceu perto de um gigantesco complexo de túneis construído sob as montanhas de Walbryzch (perto do castelo de Ksiaz), em um ponto secreto que o próprio Adolf Hitler ordenou construir com fins desconhecidos.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s