Exército sírio e aliados atacam rebeldes perto de Israel

A região tem visto combates frequentes entre os vários grupos insurgentes e os militares sírios e seus aliados da milícia

Beirute – O exército sírio e milícias aliadas lançaram uma ofensiva nas Colinas de Golã nesta quinta-feira, no que rebeldes dizem ter sido parte de um grande ataque para recuperar terreno no sul da Síria, que o governo havia perdido ao longo dos últimos três anos.

Os rebeldes disseram que os ataques começaram na madrugada, quando o exército invadiu a aldeia de Samdaniya al Gharbiya, perto da fronteira com Israel. O exército disse que a aldeia foi capturada, mas os rebeldes na área disseram que ​​combates pesados continuavam.

Sob chuva e nevoeiro, as tropas do governo avançaram em direção à cidade estratégica de Hamdanieh, na região síria das Colinas de Golã, que o país havia perdido dois anos antes, de acordo com moradores e rebeldes.

Os ataques aconteceram na província de Quneitra, uma área sensível do território a cerca de 70 quilômetros a sudoeste da capital, Damasco. A região tem visto combates frequentes entre os vários grupos insurgentes e os militares sírios e seus aliados da milícia.

Israel tomou parte das Colinas de Golã da Síria em 1967 na guerra árabe-israelense. A preocupação é crescente em Israel sobre a presença em Quneitra do grupo militante libanês Hezbollah, um aliado do governo sírio.

A mídia estatal síria disse que Samir Qantar, um líder do Hezbollah, morto em Damasco há duas semanas, tinha sido envolvido em outra ofensiva no início deste ano em Quneitra.

A ofensiva em Quneitra foi a primeira do governo no sul desde que a Rússia entrou na guerra em 30 de setembro, em apoio ao seu aliado, o presidente sírio, Bashar al-Assad.

Os ataques de quinta-feira vieram poucos dias depois de uma ofensiva à cidade de Sheikh Maksin que viu a mais pesada campanha de bombardeio da Rússia até agora no sul.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s