Explosão de bomba nas Filipinas deixa um morto e 30 feridos

A prefeita da cidade explicou que a vítima mortal é uma estudante de 14 anos e que a polícia está investigando se o ataque é parte de uma tentativa de extorsão

Manila – Pelo menos uma pessoa morreu e outras 30 ficaram feridas nesta sexta-feira após a explodir de uma bomba em um ônibus urbano em Zamboanga, uma cidade no sul do arquipélago filipino, informaram as autoridades locais.

A prefeita da cidade, Maria Isabelle Climaco, explicou em comunicado em sua página do Facebook que a vítima mortal é Fátima Imbriada, uma estudante de 14 anos, e que a polícia está investigando se o ataque é parte de uma tentativa de extorsão.

“O governo local condena com firmeza o incidente com bomba no ônibus que deixou um morto e vários feridos”, escreveu a primeira vereador nas redes sociais.

O chefe da Polícia local, Angelito Casimiro, disse à televisão que a companhia proprietária da linha de ônibus tinha recebido ameaças para que pagasse a um chantagista.

No entanto, as autoridades não descartam que trata-se de um atentado por parte da organização radical islâmica Abu Sayyaf, considerada um grupo terrorista pelos governos das Filipinas e Estados Unidos.

Abu Sayyaf, integrada por cerca de 400 homens armados, foi formada em 1991 por um grupo de ex-combatentes da guerra do Afeganistão contra a União Soviética.

Desde então, o grupo cometeu os atentados mais sangrentos nas Filipinas e múltiplos sequestros, além de declarar seu apoio ao movimento jihadista Estado Islâmico e colaborar com o grupo Jemaah Islamiya, o braço da Al Qaeda no sudeste asiático.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s