Explosão em cidade iraquiana deixa 5 mortos e 10 feridos

A explosão aconteceu perto de uma área comercial no bairro de Al Muadafin, no centro da cidade, causando um incêndio que destruiu o local

Bagdá – Pelo menos cinco pessoas morreram e outras dez ficaram feridas pela explosão nesta terça-feira de um carro-bomba na cidade iraquiana de Karbala, sagrada para os xiitas, informou à Agência Efe uma fonte de segurança.

A explosão aconteceu, segundo a fonte, perto de um complexo comercial no bairro de Al Muadafin, no centro da cidade, o que causou um incêndio que acabou com o centro e danos materiais nos edifícios próximos.

Além disso, a fonte afirmou que as forças de segurança assediaram o local da explosão e levaram os feridos a um hospital próximo para que fossem atendidos.

A fonte indicou que o número de mortos é ainda provisório porque alguns estão em estado grave.

A autoria do ataque foi assumida pela organização jihadista Estado Islâmico (EI), que garantiu em comunicado que o atentado foi perpetrado com um carro-bomba conduzido por um suicida de nacionalidade iraquiana contra um grupo de xiitas.

O grupo terrorista qualificou os xiitas de “profanos e apóstatas” e anunciou que perpetrará mais ataques contra eles no futuro.

A cidade de Karbala, a 110 quilômetros de Bagdá e onde se encontra o túmulo dos netos de Maomé, Hussein e Abbas, se encontra sob grandes medidas de segurança por causa da chegada diária de peregrinos xiitas.

Segundo a tradição xiita, Hussein e seus seguidores morreram quando tratavam de libertar os povos da região da tirania do segundo califa omíada, Yazid Ibn Muawiya, que os venceu com artimanhas (forçando eles a passarem fome e sede), com uma força muito superior a 30 mil homens e matou todo o grupo.

A batalha de Karbala marcou a separação entre as confissões sunita e xiita, as duas principais do islã.

Texto atualizado às 13h21

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s