Explosões freáticas são registradas em vulcão no Equador

O Ministério do Ambiente informou em comunicado que decidiram restringir o acesso ao Parque Nacional Cotopaxi e suspender a subida ao alto do vulcão

Quito – Duas explosões freáticas foram registradas nas últimas horas no vulcão Cotopaxi, no centro andino do Equador, informou nesta sexta-feira o Ministério de Ambiente com base em dados do Instituto Geofísico da Escola Politécnica Nacional.

O Ministério informou em comunicado que decidiram restringir o acesso ao Parque Nacional Cotopaxi e suspender até novo aviso a subida ao alto do vulcão.

“Esta decisão foi tomada a fim de preservar a integridade física dos visitantes, pois o vulcão Cotopaxi, segundo informação do Instituto Geofísico da Escola Politécnica Nacional, registrou duas explosões freáticas com presença de cinza”, acrescentou.

Moradores da cidade de Machachi, perto da capital equatoriana, disseram à televisão “Ecuavisa” que perceberam queda de cinza durante a madrugada.

A televisão apresentou imagens nas quais se vê uma leve camada de cinza sobre os carros, enquanto habitantes usavam máscaras para evitar os efeitos do pó vulcânico.

Mónica Chuillupanta, moradora de Machachi, disse à televisão que se registrou também cheiro de enxofre na região.

Segundo informação publicada na conta no Twitter do Instituto Geofísico, ao longo da história foram registrados cinco períodos eruptivos do vulcão: 1532-1534, 1742-1744, 1766-1768, 1853-1854 e 1877-1880. EFE

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s